sábado, 22 de novembro de 2008

Alguns músicos que usam os "Pífanos Z":
Carlos Malta (veja no youtube- III Festival Eletrorgânico-2008).
Rodrigo Ursaia (veja no myspace a música Red gravada em NY).
André Marques (Trio Curupira e banda de Hermeto Pascoal).
Daniel Allain (fez solo de Pífano na "Orquestra Jazz-Sinfônica").

Os pífanos possuem sete furos (um para embocadura e seis para os dedos). Destapando-se os furos sucessivavente, obtém-se uma escala maior na tonalidade do pífano. Posso confeccionar em qualquer tonalidade.
As tonalidades mais usuais são (do grave para o agudo):
E (mais ou menos 52 cm), F, G, A, B, C e D (mais ou menos 30 cm).

Os pífanos também podem ser feitos de Taquara-Póca, conservando as mesmas características dos de bambu, diferindo sutilmente no timbre.


A tessitura (abrangência das notas) é de duas oitavas e meia. Foi feito um tratamento do bambu de banho (um ou mais meses) e secagem (um ou mais meses). Foram afinados com afinador eletrônico e podem ser usados com outros instrumentos de afinação fixa como piano, sanfona, etc.

O "Método Prático de Pífanos de Bambu" (que tem prefácio de Toninho Carrasqueira e Carlos Malta) além das noções básicas para os pricipiantes, inclue CD com um pífano tocando os exercícios. O aluno também aprende a ler música. Contém repertório variado com mais de 50 músicas.

3 comentários:

Unknown disse...

node encotro as cifras para aprender tocar como proficional

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, quero agradecer pela sua iciativa em recuperar memórias. Depois gostaria de dizer que sou poeta e precisava saber,se possivel, acerca da natureza do som do pífano. Me perdoe pela ignorância, mas o som do instrumento é um "soprano" ou um "contralto" ou "alto"? Amigo,se pude ajudar agradeço muito, é que o instruento se encontra num dos poemas que escrevo para meu proximo livro. Sou professor e escritor da cidade do Natal,me chamo Barata e gostaria de obter seu método. Por favor, me envie um e-mail sobre como obter o instrumento e o método.

Atenciosamente,

Carlos Barata
novemusas@gmail.com

Zé Cláudio disse...

Meu novo contato por email é zemusico2016@gmail.com